A Astrologia Chinesa

Escrito por Ingrid

A astrologia chinesa se baseia em noções de astronomia, de religião, assim como no calendário chinês tradicional. Hoje em dia, a maioria de nós conhece os 12 signos chineses: Rato, Boi, Tigre, Coelho ou Lebre, Dragão ou Lagarto, Serpente, Cavalo, Cabra ou Bode ou Ovelha, Macaco, Galo ou Fênix, Cão, Porco ou Javali ou Urso. Segundo a tradição chinesa, estes 12 animais terão uma influência considerável em nossa vida, destino e no caráter de uma pessoa.

A astrologia chinesa apareceu sob o reinado do imperador Huang Di em 2637 aC. Sob o seu reinado, 111 estrelas foram nomeadas e classificadas. Os imperadores chineses proibiram a prática da astrologia fora da corte por medo de que ela pudesse ajudar seus adversários. A corte imperial gostava de apelar aos astrólogos, que a aconselhavam e sabiam como dizer-lhes se seria bom conquistar este ou aquele país num dado momento.

Daí essa desconfiança e a proibição da astrologia fora da corte. Esta proibição defendida pelo Imperador prova quanto a astrologia era respeitada na época. Todos acreditavam nela.

Os chineses inventaram vários sistemas astrológicos, que poderiam ser comparados à numerologia. De fato, no início, esses sistemas permitiram saber quando os agricultores podiam plantar suas culturas ou realizar tarefas importantes.
A astrologia estava, portanto, mais interessada na terra do que nos planetas do nosso sistema solar. Para os chineses, o ano começa no dia 4 (ou 5) de fevereiro e não no primeiro dia da nova lua de primavera, como era o caso da astrologia das 111 estrelas ensinadas à corte imperial.

Fundamentos da Astrologia Chinesa


Nós vamos citar alguns exemplos de sistemas astrológicos chineses:

− O sistema das 28 mansões lunares. Ele leva em conta apenas a Lua.
− A astrologia das 9 estrelas, usada no Feng Shui e baseada no quadrado mágico do ciclo de 9 anos. Ela leva em conta as direções das estrelas da Ursa Maior, assim como sua estrela polar e outras 8 estrelas.
− A astrologia dos 4 pilares do destino. Nesse sistema, os astrólogos usam os dados astrais de nascimento e procuram a hora, a data de nascimento e, depois, os cinco elementos que correspondem a ela. É um sistema muito complexo elaborado pelas dinastias Tang e Song. Na China, é chamado de Zi Wei Dou Shu.

Para os astrólogos chineses, os 5 planetas correspondem aos cinco elementos chineses. Júpiter é a Madeira, Marte é o Fogo, Vênus é o Metal, Saturno é a Terra, e Mercúrio é a Água.

As cores também estão associadas aos elementos. Verde é o Metal, em consonância com Vênus. Cinza é atribuído à Água, em paralelo com Mercúrio. Azul é dado à Madeira, em associação com Júpiter. O Vermelho está associado ao Fogo, em correlação com Marte. E, finalmente, o Preto é atribuído à Terra, em paralelo com Saturno.

Os antigos astrólogos chineses pensavam que as posições dos planetas, bem como as posições da Lua e do Sol, chamadas Yin e Yang supremas, e a passagem dos cometas no momento do nascimento, influenciavam o destino de um indivíduo.

Júpiter é provavelmente o planeta mais importante, seu ciclo é analisado para calcular os anos. Além disso, segundo a religião tradicional, o ano chinês que começa pertence ao deus Tai Sui, simbolizado por Júpiter.

Na astrologia chinesa, pode-se contar 28 casas lunares (xiu), elas correspondem ao ciclo da Lua. O zodíaco inteiro é dividido em 4 quartos chamados xiang. Os 4 quartos são todos representados por um animal totem. Os nomes das diferentes casas são muito antigos, e os especialistas não sabem exatamente o que eles significam. Os nomes são completamente diferentes daqueles das 88 constelações ocidentais. O quarto mais setentrional tem como animal totem uma tartaruga e fica próximo ao asterismo Dou localizado em Sagitário, é lá que está a casa doze. Ela é muito importante, pois é ela que coordena nascimentos e mortes.

No polo celeste norte, os chineses localizaram três recintos. O recinto imperial (Ursa Menor), o recinto do palácio supremo e o recinto do mercado celestial.

A astrologia chinesa sempre foi parte integrante da cultura, muitas lendas estão relacionadas com as estrelas. Não é incomum dar nomes de personagens importantes para as estrelas. O céu tem uma história, e a astrologia chinesa a conta com suas lendas.

Os ciclos dos animais (signos astrológicos) correspondem aos ciclos binários Yin-Yang. Cada animal está associado a um ano. O Dragão, por exemplo, é Yang, a Cabra é Yin. Além disso, uma coincidência fascinante, podemos perceber que no calendário gregoriano há também essa distinção: os anos pares são Yang, enquanto os anos ímpares são Yin.

Em correspondência com o ciclo dos 5 elementos (Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra), o conjunto dá um ciclo de 60 anos. E, assim, teremos o ano do Rato de Metal, aquele do Boi de Água ou ainda do Tigre de Madeira.

Muitas vezes, os casamentos eram organizados levando em conta os signos astrológicos dos casais, e é fato que esses casamentos poderiam facilmente durar uma vida inteira sem serem apenas uma combinação de interesses, o amor poderia se desenvolver ao longo do tempo, enquanto no Ocidente o efeito era o oposto... que já estava em vigor.


Para lembrar


Cada ano de nascimento corresponde a um dos doze animais do horóscopo chinês.

De fato, uma lenda conta que Buda, antes de morrer, convocou todos os animais que viviam na Terra. Apenas doze deles se apresentaram diante dele. E, assim, para agradecer-lhes por este gesto, Buda nomearia cada ano do ciclo lunar com o nome de um dos 12 animais que foram lhe dizer adeus.

Foi o Rato, inteligente e rápido, que chegou primeiro. Então, veio o Boi, cheio de coragem, depois o Tigre, inflamado, e o Coelho, pacífico. O Dragão foi o quinto animal a chegar, seguido pela Serpente. O Cavalo chegou em sétimo, depois veio a Cabra, depois o Macaco, o Galo, o Cão e, finalmente, o Porco.

Esta lenda explica de maneira metafórica o nascimento do zodíaco chinês. O animal que domina o seu ano de nascimento terá uma influência marcante no seu caráter e no seu destino.



6 comentários - A Astrologia Chinesa
(Última mensagem no dia 16/09/2019 pm30 13:52)



Susan
from the site meu-horoscopo-do-dia.com
Publicado em 16/09/2019 às 13h52

Leleo
Publicado em 16/09/2019 às 00h55
Gostaria que falasse um pouquinho da minha psicologia pessoal!!! Muito obrigada.
Olá, Leleo! Para ter respostas mais pessoais, confira suas previsões astrais personalizadas neste link: Suas previsões astrais personalizadas estão disponíveis :)
Leleo
Publicado em 16/09/2019 às 00h55
Gostaria que falasse um pouquinho da minha psicologia pessoal!!! Muito obrigada.
Susan
from the site meu-horoscopo-do-dia.com
Publicado em 05/08/2019 às 15h37

Gabi
Publicado em 04/08/2019 às 13h34
Bom dia!!
Como faço para saber meu signo chinês ?? Fiquei curiosa
Olá, Gabi! Para calcular seu signo chinês, use nossa ferramenta: Qual é o meu signo chinês? :)
Gabi
Publicado em 04/08/2019 às 13h34
Bom dia!!
Como faço para saber meu signo chinês ?? Fiquei curiosa
Susan
from the site meu-horoscopo-do-dia.com
Publicado em 07/07/2019 às 02h52

Menina
Publicado em 06/07/2019 às 00h13
O meu signo chinês ? a serpente, eu quero saber o que tem a dizer
Olá! Para saber mais sobre seu signo chinês, leia este artigo: O signo da Serpente na astrologia chinesa. Confira também seu horóscopo anual chinês ;) : Horóscopo Chinês 2019 da Serpente
Menina
Publicado em 06/07/2019 às 00h13
O meu signo chinês ? a serpente, eu quero saber o que tem a dizer
Pergunta de segurança :


* Informação obrigatória. Seu e-mail não será exibido e só será utilizado em caso de abuso.





Este site usa cookies para melhorar sua experiência.