Seu totem na astrologia xamânica

Escrito por Elena

A astrologia Xamânica ou Ameríndia usa símbolos tirados da mãe terra, é composta por 12 animais totêmicos. O totem é calculado com base no mês de nascimento, o ano não importa.
O totem animal também depende do vento que traz a respiração, o movimento, a energia. O vento dá uma orientação.

O vento leste está ligado ao Lobo, ao Falcão e ao Castor.
O vento sul está ligado ao Cervo, ao Pica-pau-verde e ao Salmão.
O vento oeste está relacionado ao Urso Pardo, ao Corvo e à Serpente.
O vento norte acompanha a Coruja, o Ganso-das-neves e a Lontra.

Como na astrologia ocidental, a astrologia xamânica usa os quatro elementos: fogo, terra, ar e água. Os signos do mesmo elemento são agrupados em "clãs" com nomes evocativos:

O clã da borboleta, ligado ao elemento ar, inclui o Cervo, o Corvo e a Lontra.
O Ar simboliza a força das ideias, a inteligência, o movimento e a troca.
O clã do Falcão, ligado ao elemento fogo, inclui o Falcão, o Salmão e a Coruja.
O Fogo evoca a espontaneidade, a criatividade, a força de caráter.
O clã da rã, ligado ao elemento água, inclui o Pica-pau-verde, a Serpente e o Lobo.
A Água simboliza a emoção, o amor, a confiança, o acolhimento, a fertilidade.
O clã da tartaruga, ligado ao elemento terra, inclui o Castor, o Urso Pardo e o Ganso-das-neves.
A Terra é um símbolo de ordem, de estabilidade, de suporte.

Os 12 signos da astrologia ameríndia

O Falcão (de 21 de março a 19 de abril)
O Falcão é cheio de energia, ele se move sem medo. Sua mente é animada e seu otimismo pode levá-lo longe, aos reinos mais elevados. Dinâmico, sociável e espontâneo, ele naturalmente atrai simpatia, mas ele pode ser egoísta e privilegiar sua carreira às custas de sua família. Ele é cabeça quente, ele só faz o que quer, mas é um bom líder, capaz de tomar decisões firmes. O Falcão não gosta que lhe imponham limites, é ele quem lidera a dança.
A pedra do Falcão é o opala, sua cor é o amarelo ou o verde.

O Castor (de 20 de abril a 20 de maio)
O Castor tem boa vontade, ele é um trabalhador que aprecia uma vida estável e suave. Sua natureza generosa faz dele uma pessoa de confiança, apreciada por todos. Mas ele pode ser ciumento ou possessivo, ele se apega ao que tem, tem medo de perder seus bens. Sua falta de abertura e tolerância pode torná-lo hostil para alguns, especialmente aqueles que não se encaixam no molde. O Castor é uma pessoa caseira e conservadora: fora de seus hábitos e seu cotidiano, ele pode se sentir um pouco perdido.
A pedra do Castor é o jaspe, sua cor é o amarelo.

O Cervo (de 21 de maio a 20 de junho)
O Cervo procura se comunicar com aqueles ao seu redor. Ele é capaz de seduzir qualquer pessoa com belos discursos, ele é charmoso. Sua inteligência, vivacidade e eloquência o ajudam a subir os degraus. Ele se adapta facilmente à vida em sociedade. Ele é um sedutor que pode ser superficial, preguiçoso ou nervoso. Mas podemos contar com ele, o Cervo aprecia a todos, sem preferências. É um ser comunicativo e amoroso por natureza.
A pedra do Cervo é a ágata, sua cor é o laranja.

O Pica-pau-verde (de 21 de junho a 21 de julho)
O Pica-pau-verde é emotivo, sua imaginação o leva a regiões até então inexploradas. Ele é um poeta, um artista terno e generoso que se envolve em relacionamentos românticos. Este grande sonhador é um trovador que está esperando por sua bela, ele voa de cidade em cidade até que possa construir uma casa acolhedora. Mas se for traído, o Pica-pau-verde nunca se esquece, ele fica ressentido e sua extrema sensibilidade o faz sofrer. Ele tende a se apegar muito a pessoas e acontecimentos. Esquecer é difícil para ele.
A pedra do Pica-pau-verde é o quartzo rosa, sua cor é o rosa fúcsia.

O Salmão (de 22 de julho a 22 de agosto)
O Salmão é um otimista nato. É um signo enérgico, que enfrenta a vida com ardor e entusiasmo. Nada o detém, ele sabe o que quer e vai em frente. Pronto para enfrentar as correntes contrárias, ele nunca fica perdido. Seu coração amoroso o torna simpático, mas ele pode ser autoritário ou hipócrita, ele é capaz de fingir para ter sucesso. O Salmão sabe que as aparências são numerosas, que devemos nos adaptar. Ele não hesita em usar seus talentos para ter sucesso, mas transmite sua energia para os outros.
A pedra do Salmão é a cornalina, sua cor é o vermelho.

O Urso Pardo (de 23 de agosto a 22 de setembro)
O Urso Pardo é trabalhador, sério e ordeiro. Ele assume suas responsabilidades e executa suas missões com o melhor de sua capacidade. Ele tem um excelente senso de organização, ele nunca está atrasado e é eficaz sem perder tempo. No entanto, ele prefere trabalhar sozinho, ele não foi feito para o trabalho em equipe, a menos que ele seja o líder do projeto. É um ser solitário, às vezes anti-social, e seu perfeccionismo pode exasperar muitos. Mas com ele, o trabalho será sempre bem feito, ele odeia desordem. A pedra do Urso Pardo é a ametista, sua cor é o roxo.

O Corvo (de 23 de setembro a 22 de outubro)
O Corvo deixa que sua intuição se expresse sem limites. Ele é um ser sensível que favorece as emoções ao intelecto. Este signo é fascinado por personagens pacifistas como Gandhi ou Martin Luther King. Idealista, ele aspira a um mundo melhor. Ele é capaz de apreciar as coisas simples da existência e fica feliz com pouco. Seu sorriso e sua alegria de viver são uma fonte de bem-estar para aqueles que o rodeiam. Ele é generoso, é uma boa companhia, todo mundo o aprecia.
A pedra do corvo é o azurita, sua cor é o azul.

A Serpente (de 23 de outubro a 21 de novembro)
A Serpente é cheia de imaginação, é um signo apaixonado, dotado de um magnetismo poderoso, que encanta com facilidade. A Serpente é maliciosa, identifica facilmente a personalidade dos outros. Esta psicologia a ajuda a evoluir sem ser abusada. Tanto na amizade como no amor, ela pode ser ciumenta e sua natureza rancorosa faz dela uma inimiga temerosa caso seja desrespeitada. A Serpente ama a justiça e é intransigente com as pessoas que a desrespeitam. Ela se adapta facilmente à mudança porque considera cada experiência como um caminho para progredir.
A pedra da Serpente é a malaquita, sua cor é o acobreado.

A Coruja (de 22 de novembro a 21 de dezembro)
A Coruja é correta. Sua sabedoria e filosofia fazem dela uma pessoa calma e tranquila. Este signo aprecia livros, a calma, a natureza. Ela encontra a felicidade nas coisas simples da vida e respeita o meio ambiente. As pessoas próximas dela ficam felizes lhe pedem conselhos porque ela sempre encontra respostas relevantes. Ela é otimista, mas odeia se sentir presa, ela precisa de espaço para se sentir livre. Em busca da verdade, ela, muitas vezes, segue uma carreira de pesquisadora ou professora.
A pedra da Coruja é a obsidiana, sua cor é o dourado.

O Ganso-das-neves (de 22 de dezembro a 19 de janeiro)
O Ganso-das-neves é de natureza cautelosa, ele não caminha de cabeça baixa. É um signo pensativo que age apenas depois de pesar os prós e os contras. Cheio de bom senso, ele inspira confiança porque não assume nenhum risco. Ele pode cuidar de crianças, pois elas estarão sempre seguras com ele. O Ganso é sincero e respeitoso, mas pode ser pessimista ou arrogante. Sua tendência ao fatalismo nem sempre é muito bem aceita por seu entorno por conta de seu lado deprimente.
A pedra do Ganso-das-neves é o quartzo, sua cor é o branco.

A Lontra (de 20 de janeiro a 18 de fevereiro)
A Lontra é um signo criativo que busca embelezar as coisas. Ele gosta de construir com materiais simples: uma folha, um lápis, ele faz belos desenhos. É um signo idealista, honesto e independente, desapegado dos problemas do cotidiano. Seu lado rebelde e excêntrico pode desconcertar quando não o conhecemos, mas ele sempre escuta os outros e sabe aproveitar a vida com paixão. Leve e profunda ao mesmo tempo, a Lontra tem uma alma de artista que cria sua própria realidade.
A pedra da Lontra é a turquesa, sua cor é o prateado.

O Lobo (de 19 de fevereiro a 20 de março)
O Lobo é um signo generoso, leal e altruísta. Ele é um bom líder de equipe, capaz de governar enquanto permanece justo. O Lobo ama seus companheiros e está sempre lá para ajudá-los quando necessário. É também um signo sonhador, dotado para as profissões criativas. Ele fala bem, é um sedutor a quem é difícil negar alguma coisa. Mas ele tende a escapar em seus sonhos, a realidade pesa sobre ele. O Lobo precisa de amigos para esquecer as restrições e relaxar.
A pedra do Lobo é a jade, sua cor é o azul ou o verde.



0 comentário - Seu totem na astrologia xamânica



Pergunta de segurança :


* Informação obrigatória. Seu e-mail não será exibido e só será utilizado em caso de abuso.





Este site usa cookies para melhorar sua experiência.