O planeta Saturno

Escrito por Andreia

Saturno, o grande mestre!

O que é preciso saber sobre Saturno...


Saturno rege o signo de Capricórnio e nos convida a meditar sobre a noção de tempo. Sob sua tutela, não há chances de acelerar o movimento ou precipitar as coisas... e sim de obedecer às ordens de prudência do planeta austero, que às vezes é dotado de uma reputação sinistra, já que ele nos ensina, principalmente, que não conseguimos nada... sem fazer nada e que, para esperar concretizar nossos sonhos um dia, não podemos nos contentar em esperar e nem mesmo em agir, seja qual for o nosso entusiasmo, mas temos que estruturar nossos planos, fortalecer nossa vontade e ancorar nossas ambições para que, com o tempo, elas acabem se realizando.

Mas se Saturno nos coloca em prova e testa nossa resistência, ele pode, se aceitarmos sua lei, nos colocar no topo e permitir que alcancemos um ideal, seja ele social, intelectual e, às vezes, até mesmo místico! Se Saturno exige rigor e obstinação de nós, ele nos reserva a satisfação imensa de apreciar a realização e de nos aproximar de nossa alma!

Saturno em nosso mapa...


Saturno, deus do tempo dos romanos (Cronos para os gregos) permite usar o fluxo criativo de Uranos e lhe dar forma concreta! Em nosso mapa, seja qual for o lugar que ele ocupa, o planeta nos obrigará a suportar, manter e aprofundar nossos pensamentos e nossos atos! Ele também representa nossa estrutura (fisicamente, nosso esqueleto, nossos dentes...) e, por consequência, seu desgaste gradual ao longo do tempo! Saturno começa os ciclos... e os termina. Ele cava a fundação e arranca a árvore quando ela para de dar frutos. Todas as grandes mudanças associadas aos trânsitos saturnianos são acompanhadas da morte (simbólica ou real) de uma parte da vida, de um ser ou de um comportamento que se tornou obsoleto! Sua presença em um ponto determinado de nosso mapa indica, muitas vezes, um eixo de resistência com o qual o indivíduo deverá se confrontar para progredir nos objetivos que ele se fixou e tentar, com o tempo, desbloquear as energias que claramente entravam sua expansão!

O sentimento de frustração frequentemente associado ao modo de operação de Saturno nos obriga, assim, a confrontar nossas faltas, nossas dúvidas e nossos medos e nos adverte a analisar constantemente os padrões (muitas vezes herdados do passado, de nossa educação ou de um contexto social e cultural) que dificultam nosso progresso! Em nosso mapa, Saturno indica um setor que nos afunda em um sentimento de grande insegurança, uma dimensão de nós mesmos na qual somos, geralmente, muito sensíveis aos critérios e aspirações sociais. Nós buscamos a aprovação do maior número de pessoas e Saturno nos priva deste reconhecimento tão cobiçado. É apenas depois de um longo percurso de cheio de armadilhas e testes que nós, um dia, conseguimos levantar o peso saturniano opressivo e, enfim, apreciar a influência do implacável mestre!

Este planeta à priori frio nos reserva algumas belas surpresas se perseveramos em nossa busca de autenticidade e rigor. Se respeitarmos suas regras, não só poderemos aspirar a funções que nos convêm (Saturno muitas vezes domina o mapa dos grandes políticos e, em geral, das personalidades que, direta ou indiretamente, contribuíram com a construção das leis que regem o mundo), como também poderemos sair de nossas reservas e quebrar nossas conchas para, enfim, nos livrar de nossos complexos e medos e nos aventurar conscientemente na estrada que nos leva a um ideal e, por vezes, à transcendência! Saturno inspira os pensadores, os historiadores, os filósofos, mas também os seres em busca de transcendência! Com Saturno, tudo parece difícil no começo, mas, se aceitarmos a provação, realizaremos o impossível!

Saturno hoje...


Saturno saiu de Sagitário (que ocupava desde 23 de dezembro de 2014) em 20 de dezembro de 2017 para chegar a Capricórnio, signo do qual ele é mestre. À vontade neste signo bastante austero, o planeta deve, até 17 de dezembro de 2020, nos permitir materializar as transformações iniciadas no signo anterior. O culminar de um caminho, a realização de uma escolha de vida, de sociedade, humano, espiritual? Alguns bloqueios (que estavam atrasando nossa expansão) devem finalmente ceder, mas se o trânsito de Saturno em Capricórnio anuncia o início de um novo modo de vida, isso não garante que ele seja completamente satisfatório e divertido! Uma certa gravidade acompanha este trânsito que nos leva a amadurecer, a crescer em consciência, a renunciar, de alguma maneira, do descuido e a assumir nossas responsabilidades!

Se você for de Capricórnio...


De natureza bastante introvertida e solitária, o nativo de Capricórnio sempre mantém, aconteça o que acontecer, os pés na terra, mas ele também pode ser tentado por uma busca mística que dê sentido à sua vida e lhe permita ganhar altitude no cotidiano e um afastamento dos acontecimentos! Esta passagem de Saturno em seu signo deve reforçar essas disposições e convidá-lo expressamente a fazer um retorno sobre si mesmo. Será necessário até mesmo fazer um balanço dos últimos anos, quem sabe tirar um tempo para separar o essencial do supérfluo? Algo (uma forma de vida, um laço, certas crenças ou afiliações que não têm mais razão de ser e o puxam para trás) chega ao fim e, em breve, você poderá tirar lições valiosas daquilo que você vai experimentar e compreender hoje. Um período que, portanto, o pressiona um pouco e enfatiza a sua necessidade de internalizar, mas que deve, eventualmente, permitir que você abra uma nova página na consciência de sua existência muito mais em sintonia com suas necessidades mais autênticas!



0 comentário - O planeta Saturno



Pergunta de segurança :


* Informação obrigatória. Seu e-mail não será exibido e só será utilizado em caso de abuso.





Este site usa cookies para melhorar sua experiência.