5 dicas para preparar bem o Natal

Escrito por Virginie Lassère

Sua lista de afazeres para o Natal

Entre a compra de presentes, a compra no supermercado, a família a receber, o cardápio a elaborar e a mesa a arrumar, festejar o Natal demanda uma organização sagrada. Neste ano, para evitar ser pego de surpresa no dia D, nós personalizamos sua lista de afazeres em função de sua sensibilidade astrológica. Boa preparação e feliz Natal a todos.

Áries:Escolha seus presentes com antecedência. Correr nas lojas na véspera de Natal só faz com que seus pés sejam esmagados para encontrar um presente que pode estar fora de estoque... a corrida de obstáculos acabou. Sim, este ano, o lema é "antecipar". Comece seu Natal comprando agora mesmo. E com luxo mesmo nos horários de pico. Esta é a melhor maneira de parar de comprar qualquer coisa só porque você precisa urgentemente de algo.

Compre inteligente. O mês de dezembro significa consumismo a toda velocidade e adeus às promoções. Enquanto em novembro, ainda há bons negócios para fazer. Gastar menos não é menos divertido. Ficar tranquilo no Dia D e economizar um pouco, seria uma loucura deixar isso de lado.

Preveja o cardápio. Improvisar um molho de champanhe com um vinho branco banal... francamente, é ruim. Todos desculparão sua falta de organização ou suas receitas consertadas rapidamente, mas, francamente, isso não é legal. Simplifique, mas faça bem com os ingredientes certos e com as proporções corretas, isso também deve ser preparado antecipadamente.

Ofereça presentes que agradarão quem os recebe. Não se trata de oferecer uma bugiganga porque todo mundo faz isso ou porque você não tem coragem de chegar de mãos vazias. É bom oferecer algo que vai agradar. Isto implica que você está preocupado com os interesses da pessoa a quem você pretende dar este presente. Demora um pouco. Isso significa que você não deve pensar apenas de acordo com seus gostos. A generosidade começa por aí.

Pratique esportes. Gordura, frango, molhos, doces... podem triunfar sobre seu dinamismo... a menos que você continue praticando suas atividades físicas favoritas durante as férias. A trégua de Natal sim, a greve do cuidado não.

Touro: Preveja uma dieta detox. Antes do Natal, depois do Natal, antes da véspera de Ano Novo e depois para começar o ano... Sem impor uma dieta draconiana (este não é o momento e você nunca vai conseguir), compense os excessos de uma refeição festiva corrigindo a alimentação no dia seguinte. Ah, claro, um suco verde de frutas nunca será tão saboroso quanto um peru gordo com muitas castanhas ao redor, mas sua coxa vai agradecer.

Faça com que todos participem. Sim, você tem bom gosto. Sim, você sabe receber. Sim, você gosta de tudo. No entanto, no Natal, há muito, mas muito a fazer. E, por mais talentoso que você seja, seria errado não delegar, pois é um prazer para sua família sujar as mãos para preparar as festividades. Juntos.

Enfeite a casa. Muito fácil para você, que é um esteta nato. Lustre os candelabros para que eles brilhem ao máximo, personalize suas decorações, vista a árvore de uma forma original... Não lhe faltam ideias para fazer bem as coisas, para deixar tudo bonito. Divirta-se, o Natal também é feito para isso.

Aceite as sugestões dos outros. Você tem um bom gosto, com certeza. Mas mesmo que você tenha ideias muito específicas sobre como a festa deve ser, os pratos a servir e a decoração da mesa, você deve concordar com a família. Deixe as crianças fazerem suas guirlandas de papel, aceite que a noite se desenrole de maneira diferente dos outros anos. Depois, você sempre pode organizar as coisas como quiser: o importante é participar.

Saia um pouco da tradição. Peru, azevinho, verde, vermelho... mais clássico, impossível. E se você revisitar esses princípios? E se você renovar o gênero? Surpreenda seus convidados. Surpreenda-se. A fantasia também é uma aposta segura.

Gêmeos: Ter crianças ao seu redor. Se você ainda não é pai ou mãe, convide seus sobrinhos, ou, se isso não der certo, convide seus amigos que têm filhos. Em sua companhia, você viverá a magia do Natal. Não sendo do tipo de ficar horas à mesa, você terá tanto prazer quanto eles ao desembrulhar os presentes, brincar com eles, fazer batalhas de bolas de neve (se houver neve) ou batalhas de bolas de abeto (isso vai ter). Você é uma criança grande, divirta-se, o Natal é feito para isso.

Seja convidado. Se for possível, vá para a casa de seus pais ou irmãos. Assim, você não terá que gerenciar a logística de Natal, as compras, o cardápio, a corrida nas lojas... Livre dessas contingências, você terá apenas que se preocupar com a festa e os bons momentos compartilhados. Certamente, no próximo ano, você provavelmente será obrigado a fazer o convite, mas o ano que vem está longe...

Lave a louça. Sim, é verdade, isso não é divertido, mas não é divertido para ninguém. Se você receber ou, ainda mais, se for convidado, é preciso dar uma mãozinha. Pense nisso como um pequeno presente para seus anfitriões antes de oferecer aquilo que você encontrou nas lojas.

Comece o jantar pela sobremesa. Ou encontre alguma ideia divertida para encantar esta noite. Um jantar exótico, um jantar temático e, por que não, um jantar festivo? Tudo aquilo que foge do peru, do leitão, do tender, das roupas formais fará desta festa tradicional um acontecimento que será lembrado por muito tempo.

Administre seus gastos. Agrade, é claro. Mas ficar endividado, não. Tudo é feito para que você consuma excessivamente, mas saiba como resistir à tentação. Quando amamos, parece que não contamos, mas não somos obrigados a ficar de bolsos vazios já no dia 10 do mês.




Câncer: Reúna a família. Pais, irmãs, irmãos, tios, tias, primos... reunir todas as pessoas queridas ao seu coração em volta de uma grande mesa, que felicidade! As oportunidades para reunir o seu pequeno mundo não são tão frequentes. O Natal é o dia da família. E a família é sagrada.

Tire fotos. A linda mesa que você preparou, o maravilhamento das crianças, a alegria e a fraternidade de seus pais, de seus entes queridos são momentos muito inesquecíveis que você teve o cuidado de eternizar em fotos. Serão boas lembranças para mais tarde.

Não exagere na maquiagem. Pelo menos, planeje ter um lenço por perto, pois essas emoções provavelmente farão com que você derrame uma pequena lágrima. É muito tocante e é por isso, entre outros motivos, que o amamos, mas se você pudesse evitar assoar o nariz a noite inteira ou ter que retocar a maquiagem seria muito bom.

Respeite a tradição. O peru, as 13 sobremesas, a árvore de Natal, os cânticos natalinos... É importante que estas festas da Natividade estejam na tradição da sua família. Encontre as emoções que você teve quando criança, viver este momento como uma continuidade daquilo que você viveu, sem mudar as memórias que você tem, o tranquiliza.

Planeje receber a família por toda a noite ou por alguns dias. Primeiro, é mais reconfortante não deixar seus entes queridos irem embora por estradas, muitas vezes, cheias. Além disso, como você finalmente conseguiu reunir todos, por que não mantê-los em casa mais um dia, mais dois dias? É uma maneira de estender a festa e estreitar os laços.

Leão: Compre menos, mas compre melhor. As ostras mais saborosas, o champanhe vintage, o frango mais fofo... Você está acostumado com o superlativo já que tudo deve ser sublime, excelente, inesquecível. Se você não puder arcar com suas ambições, concentre-se naquilo que chamará a atenção. Alguns gramas de caviar por exemplo... nada melhor para representá-lo.

Delegue a quem sabe fazer. Se você não tem alma de decorador, encontre um parente talentoso nesta área. Se você não é um chef, opte por um fornecedor. O importante para você não é fazer, mas mostrar o que você é capaz de oferecer quando recebe. Não é apenas o enfeite da árvore que deve brilhar, mas também os olhos de seus convidados, espantados com a magnificência da decoração, o refinamento dos pratos oferecidos. Papai Noel, do seu lado, é apenas um amador...

Parta para o sol. Celebrar o Natal em uma praia de areia fina, tão chique, tão original. Diga a todos que você reuniu a família nas Seychelles... parece bom, não é? No entanto, se você tiver apenas como ir a uma casa de campo, será muito bom também. Todos os lugares mais famosos do planeta darão a essa festa um brilho especial.

Cultive o otimismo. Conseguir reunir todo mundo, cozinhar a comida até a perfeição ou receber o presente dos seus sonhos... francamente, nada é garantido. Mas isso não importa. Aconteça o que acontecer, você permanecerá positivo e encontrará soluções para os muitos problemas que enfrentará. O Natal significa festa, então não fique nervoso. Você entendeu corretamente. Champanhe!

Anime a noite. Espontaneamente, você dá o melhor de si mesmo. E com o carisma que você libera, tenha certeza de que seguirão o seu exemplo sem fazer perguntas. Bom humor, risos, descontração, você sabe como deixar seus convidados à vontade. O agradecimento pela maravilhosa noite que você proporcionou a eles será o melhor presente que poderão lhe dar.

Virgem: Esqueça a dieta. Gordura, molhos, doces… tantos pratos cheios de calorias, às vezes cheios de corantes, nada bons para manter a linha e terríveis para a saúde. Mas é realmente hora de pensar sobre isso? É sábio estragar a festa de seus convidados dando lição de moral quando atacam os aperitivos? Você tem 363 dias (porque você tem que voltar ao regime na próxima semana na véspera de Ano Novo) para voltar à linha e tomar alguns chás de ervas drenantes. Então não entre em pânico.

Compre uma árvore de verdade. É verdade, haverá galhos por todo o chão e eles podem entupir o seu aspirador de pó. Mas, uma vez por ano, você pode tentar fechar os olhos para a bagunça (100% natural, a propósito). Porque mesmo que uma árvore artificial seja à prova de sujeira e totalmente limpa, se perde muito do encanto do Natal.

Evite fazer trocas. Dar um presente de 30 reais com o pretexto de que seu irmão, esse muquirana, nunca gasta mais do que isso para agradar os outros, digamos claramente, é mesquinho. E a mesquinharia é feia. Sem gastar demais, opte pela generosidade. A generosidade não é cara, sabe?

Fique à mesa. Se você estiver recebendo, é para estar com seus convidados e não para desaparecer permanentemente na cozinha. Nada de prestar atenção ao cozimento do peru como se fosse leite no fogo. É proibido começar a lavar a louça enquanto todos estão na sala de estar. Não tem problema se sobrar para amanhã. Não tem problema.

Reduza sua exigência. Você quer que tudo seja perfeito e será. No entanto, pode ser que o molho vaze, que o vinho esteja rolhado ou que uma criança mastigue a toalha de mesa com chocolate. Isso é lamentável, nós concordamos, mas não é o fim do mundo e menos ainda o fim da sua reputação. Especialmente porque esses imprevistos são muitas vezes um pretexto para risadas felizes. É festa, não é?




Libra: Potencialize sua decoração. Vermelho, verde, árvore, guirlandas... muito clássico para você. Sem quebrar completamente os códigos, opte por uma decoração personalizada e original. Com o gosto que você tem, será certamente perfeito. E, além disso, você vai se divertir para organizar tudo isso.

Faça um plano de mesa. E leve isso a sério, pois não é no último segundo que você terá que decidir se seu sogro deve estar perto do primo ou se sua tia-avó ficará encantada por estar ao lado de seu enteado... Deixar as pessoas escolherem seu lugar é ainda pior do que qualquer coisa. Momento de silêncio, ninguém sabe o que fazer. Cabe a você comandar. Sim, você!

Dê atenção pessoal a cada um dos convidados. Sirva os chocolates favoritos de cada um. Personalize as etiquetas do plano de mesa (porque sim, você tem que cumpri-lo) de acordo com os interesses de cada um. Demora um pouco mais de tempo, é verdade. Mas esses toques delicados tocarão seus convidados. E para a delicadeza, você é o melhor...

Invente um cardápio leve. Você odeia sair da mesa estufado, seus convidados também. Não dá para fazer com que todos façam dieta, mas também não dá para se empanturrar durante as festas. Uma vieira aveludada em vez de pratos cheios de molho, um creme de manga em vez de purê de castanhas, você tem o talento de fazer bem com coisas leves.

Vista-se bem. Tanto no dia 24 como no dia 25 de dezembro... O Natal é a ocasião de se arrumar, comprar um vestido bonito ou vestir uma roupa nova. Porque sim, o Natal também é a hora de se agradar. Ao ser elegante, você vai agradar a todos.

Escorpião: Não culpe seus convidados. Essa devassidão de comida enquanto há fome no mundo, esse festival de consumo enquanto é a espiritualidade que deve prevalecer... Obviamente você está certo! Mas é hora de discutir tudo isso? Por que deixar seus convidados desconfortáveis e fazê-los ir embora por causas que você não pode resolver sozinho? Apele à consciência depois... bem, no Ano Novo também não...

Evite os presentes impertinentes. Aquilo que você oferece em intimidade para seu parceiro só diz respeito a vocês dois. Por isso, é inútil ou mesmo embaraçoso envergonhar seus amigos ou familiares com brincadeiras sem graça. Divertir-se ao chocá-los é uma coisa, fazer isso justo nesta noite é outra. Este tipo de presente não diverte todo mundo.

Customize sua decoração. Em vez de usar a louça do casamento, por que não optar por pratos pretos, copos opacos, talheres diferentes? Ou modificar um objeto comum fazendo algo original, nunca visto, surpreendente. De você, esperamos tudo. Não desaponte seu público.

Evite as polêmicas. Lembre-se de que, no Natal, fazemos trégua. Mesmo que no ano novo um puxe o tapete do outro, as pessoas são muito amáveis até com aqueles que elas não querem ver nem pintados de ouro... As hostilidades serão retomadas depois.

Acenda o fogo. Jogue com sombra e luz. Espalhe-a por lugares estratégicos. Para isso, use velas perfumadas, castiçais de tamanhos diferentes, spots de luz... Esta atmosfera especial embeleza a tez das mulheres, traz tons quentes para sua festa e um ar de mistério.

Sagitário: Crie a atmosfera. O Natal é uma festa, e você adora festas. Entre o seu entusiasmo e sua generosidade, você tem o dom de deixar seus convidados à vontade. Planeje músicas, surpresas, um karaokê, brincadeiras... De 7 a 97 anos, todo mundo deve encontrar algo divertido. Todos riem. Todo mundo está feliz. A aposta valeu.

Não fique nervoso. Você fará o seu melhor. E isso será evidente. Então, não é nada grave se você não organizar os talheres ou se você se esquecer de fazer um plano de mesa. Sua energia e seu bom humor apagarão os pequenos contratempos. O que importa é estar junto e se deivertir. O resto, honestamente, não importa.

Vista uma roupa confortável. Você vai comer, comer bem, comer muito. Seria uma pena que calças ou saias muito apertadas o privassem de guloseimas ou de um pedaço extra de doce. Em suma, um mínimo de chique, um máximo de conforto e é esse o truque.

Planeje para sobrar. É óbvio que você terá toneladas de comida em suas mãos. Mas é isso ou passar a noite preocupado que seus convidados não têm o suficiente. Sim, vai haver uma bagunça, mas é sempre melhor do que passar por mesquinho. E, depois, haverá a oportunidade de reunir mais uma vez amigos e familiares. A festa, o rebote da festa, você nunca para.

Comece a contagem regressiva. O Natal não pode ser improvisado. Então, canalize seu entusiasmo, estabeleça um programa e o mantenha. É essencial que você o mantenha. Porque é inútil ter belas ideias, belos projetos, adiá-los sistematicamente até o dia seguinte para se ver completamente sobrecarregado no dia D. Para passar um Natal tranquilo, viva a organização.




Capricórnio: Não seja tão sóbrio. Presentes em abundância, comida para alimentar um exército... argh. Este consumo excessivo engendrado pelos feriados de final de ano, argh. Contudo, devemos cair no ascetismo? Cabe a você lidar com as pessoas que você receberá ou que o convidaram para no Natal. Não estrague a festa com moralismos, tá?

Deixe as crianças à vontade. Há uma boa chance de elas deixarem a mesa no meio da refeição, pois terão curiosidade de desempacotar seus presentes ou brincar umas com as outras. Mesmo que isso não seja educado, não se preocupe com isso. Regras e princípios são importantes. Mas não naquela noite. Não nesse feriado.

Convide pessoas que você sabe que estarão sozinhas no Natal. Expandir o círculo familiar para o vizinho da casa ao lado ou um primo distante de todos será uma maneira de se reconectar com o espírito natalino, fazer uma boa ação e fazer você se sentir menos culpado por cair na armadilha comercial como todos os outros, mesmo que você jure todo ano que não vamos mais te levar lá.

Não fique nervoso caso se esqueçam do seu aniversário. Nascer na época do Natal muitas vezes significa que seu aniversário vai passar em branco. E quando seus entes queridos pensam sobre isso, eles geralmente estão sem dinheiro para lhe dar outros presentes e muito cheios de comida para terem vontade de fazer alguma coisa na sequência. É triste. É injusto. Mas é assim. Por outro lado, pular seu aniversário faz com que você envelheça, é um pequeno consolo, mas consola, certo?

Aquário: Jogue o jogo. Todos os anos, a mesma coisa: a corrida pelos presentes, a véspera a organizar, a cozinha a fazer, os convites a mandar, tudo sem a garantia de ter uma boa noite... só de pensar, você fica nervoso. Mas é divertido para as crianças, é uma oportunidade de reunir todo mundo (uma vez por ano, não é a morte) e, de qualquer forma, é assim. Então, continue sorrindo. Arme-se de coragem. E jogue o jogo.

Coma a sobremesa. No Natal, sempre tem sobremesa e, mesmo que as tradições o chateiem, você não pode cortá-las. Sim, no Natal, há especificações a respeitar, caso contrário não é Natal. Agora, nada impede que você saia (um pouco) da linha e proponha sobremesas que fujam dos clássicos do gênero. Para impressionar seus convidados sem perturbá-los é o desafio que você deve enfrentar.

Gaste, mas conte. Quando você tem algum dinheiro, você estoura seu cartão de crédito com o pretexto de que você é livre para gastar seu dinheiro como quiser. Exceto que isso também diz respeito a seu gerente e a seu cônjuge aterrorizado por suas despesas excessivas. O melhor seria estabelecer um orçamento e respeitá-lo. O amor que você sente por seus entes queridos não é medido pelo valor de um recibo.

Convide seus amigos. A família é laço de sangue, mas não só. A família também são os amigos que você escolheu. Convide-os a compartilhar o Natal com você, com seus pais. Ter todas as pessoas que você ama ao seu redor, que presente!

Faça uma missão humanitária. Se o Natal e sua procissão de laços estão realmente além de suas forças, vá para longe, faça-se útil, ajude as pessoas pobres, advogando por uma causa que esteja próxima ao seu coração. Partilha e generosidade, você estará mergulhado no espírito do Natal.

Peixes: Compre um calendário do Advento. Abra cada dia uma pequena janela e comece a contagem regressiva antes do grande dia, prepare-se para esta maravilhosa festa como ninguém. A isso, se junta a iluminação de ruas e vitrines, a crescente emoção das crianças e a corrida pelos presentes... Esta atmosfera calorosa e colorida o exalta, aproveite sem moderação.

Ofereça amor. Esta atenção é dada com um presente, mas também pode ser um sorriso, uma palavra gentil, o cuidado especial que você traz para o seu cardápio ou a decoração da sua casa. Muito envolvido, muito generoso, você é sensível ao bem-estar de seus entes queridos. Se eles estão felizes, você será feliz. E como eles serão felizes, a festa será linda.

Envolva as pessoas nos preparativos. Que você é capaz de assumir tudo sozinho, ninguém duvida. Mas essa não é a questão. Proponha suas ideias para o seu cônjuge, envolva filhos, família... O importante não é ser eficaz. O essencial é estar unidos pela mesma alegria e o mesmo desejo de estar juntos.

Monte sua playlist. Pratos refinados, vinhos inebriantes, presentes cuidadosamente escolhidos... você faz tudo pelo prazer das pessoas que ama. Por que não juntar a música? Canções natalinas, música sacra ou músicas que você particularmente gosta terminarão de criar uma atmosfera calorosa.

Saboreie. Depois que tudo estiver pronto, não volte atrás. Se houver algum detalhe faltando, deixe assim mesmo. Você deu tudo de si para tornar tudo perfeito, para que todos se sintam bem, agora é sua hora de aproveitar o momento e deixar-se invadir pela comunhão de Natal.



0 comentário - 5 dicas para preparar bem o Natal



Pergunta de segurança :


* Informação obrigatória. Seu e-mail não será exibido e só será utilizado em caso de abuso.





Este site usa cookies para melhorar sua experiência.