Os aspectos utilizados na astrologia

Escrito por Elena

Para desenhar um mapa de nascimento ou um mapa astral, os astrólogos utilizam o mapa dos céus. Logo após eles interpretam o mapa analisando a posição dos planetas em diferentes constelações.

No momento em que nascemos todos temos o nosso mapa astral individual. De forma a podermos interpretá-lo, necessitamos de saber a posição exata das estrelas no momento do nascimento.

Para analisar o mapa astral do nascimento é necessário compreender os diferentes aspectos entre os planetas. Em astrologia, um aspecto é calculado de acordo com o número de graus de um angulo entre dois planetas. Um planeta é considerado um aspecto quando forma um ângulo particular com outro planeta ou um ponto sensível num mapa astral. Alguns ângulos são positivos e outros são negativos. Estes ângulos são muito importantes para perceber a relação entre influências positivas e negativas no potencial de cada planeta.

Os aspectos mais comuns são:



A Conjuntura
Uma conjuntura ocorre quando dois planetas estão a menos 10º ou a exatamente 10º de um “ângulo” (Ascendente ou Meio do Céu). As influências dos planetas implicados estão combinadas, harmonizadas ou em oposição, dependendo do caso em análise, mas a conjuntura é sempre um aspecto muito importante, especialmente se receber aspectos de outro lado em termos de quadrado, sextis, trígono ou oposição.

A influência positiva ou negativa de uma conjuntura depende dos planetas envolvidos. Dependendo da natureza do planeta, benevolente e expansivo (como Vênus e Júpiter), ou rígido e restritivo (como Saturno ou Plutão), a conjunção coloca em evidência ou ensombra os potenciais planetas ou o ângulo formado pelo aspecto. É particularmente importante compreender a natureza da conjunção, porque a informação aqui fornecida pode ajudar muito uma pessoa a lidar com uma poderosa influência, de forma a beneficiar da sua força sem efeitos doentes.

Exemplo:
Leonardo di Caprio tem uma coleção de conjunturas no seu mapa de nascimento, o que dá um foco poderoso ao seu talento. Sem qualquer dúvida, que a melhor conjuntura é aquela de menos de 1º entre Sol e Vénus em Sagitário e na sua Terceira Casa. Este aspecto deu-lhe um grande carisma. Ele tem ainda uma necessidade genuína de amar e ser amado, enquanto ao mesmo tempo tem um talento particular para expressar os seus sentimentos e emoções. Esta conjuntura é geralmente um indicador de grande capacidade artística e talento criativo.

A Oposição
Os Planetas encontram-se em oposição quando se encontram em signos opostos, por outras palavras, a um ângulo de 180º um do outro, com uma tolerância de 10º. Um aspecto oposição reforça dinamicamente as respetivas energias de cada planeta, o que pode parecer um pouco antagonista, mas que na realidade se complementa um ao outro.
Cada planeta tenta influenciar o outro e, alternadamente terá preponderância. Este mecanismo de alternância de influências contraditórias pode criar instabilidade psicológica na pessoa em questão, sentindo-se dividida entre duas tendências. No entanto, com maturidade, estas tensões podem tornar-se um ponto positivo para aqueles que sabem as suas próprias fraquezas, permitindo-lhes assim gerir e domar estas energias, que no final se vão complementar.

O Trígono
O Trígono é um aspecto positivo que diz respeito a dois planetas que estão separados por um ângulo de 120º (4 signos) com uma tolerância de 8º. Estes planetas estão em signos que pertencem ao mesmo elemento, tornando-os compatíveis e mutualmente favoráveis.

Aspectos trigonais são formados entre:
Áries, Leão e Sagitário
Touro, Virgem e Capricórnio
Gêmeos, Libra e Aquário
Câncer, Escorpião e Peixes

Este aspecto é um sinal de estabilidade mental, mas tende a favorecer um elemento de preguiça, pois as coisas podem parecer muito fáceis. Se você não se autoquestionar com muita frequência, nada vai melhorar. O Trígono é, geralmente, um sinal de talento individual que ainda necessita de ser desenvolvido e utilizado para evoluir.

O Sextil
O Sextil é um aspecto positivo que diz respeito a dois planetas que estão separados por um ângulo de 60º (2 signos) e com uma tolerância de 4º. Estes planetas trocam energias e trabalham em perfeita harmonia. Eles simbolizam troca e comunicação.

Este aspecto cria oportunidades, coincidências, oportunidades de sorte e boa-fortuna, o que vai reforçar o potencial individual. O sextil encoraja sucesso e comunicação com os outros. Permite o bom diálogo.

A Quadratura

A Quadratura é um aspecto negativo, pois diz respeito a dois planetas separados por um ângulo de cerca de 90º (3 signos), com uma tolerância de 8º. Este é um aspecto que vai bloquear ou exagerar uma característica da sua personalidade.

Pode causar conflito e dissensões entre duas energias que não são capazes de trabalhar em conjunto, restringindo-se e uma impedindo a outra. Para combater esta tensão, a pessoa precisa de lutar contra as suas dificuldades, o que requer uma grande quantidade de energia. No entanto, esta batalha, vai nos tornar mais fortes. Este aspecto reforça a nossa energia, dando coragem de combater e de criar resistência. Aqueles que têm este aspecto no seu mapa de nascimento vão demonstrar tenacidade e criatividade para resolver os seus problemas.

Assim como estes cinco grandes aspectos, também existem os aspectos considerados “menores”, que são úteis de saber, de forma a se fazer uma análise do mapa minuciosamente. Estes aspectos menores adicionam detalhes.

O Quincôncio é um aspecto positivo que diz respeito a dois planetas separados por 150º (5 signos), com uma tolerância de 2º. Esta é uma aliança de duas energias. Dependendo dos dois planetas em questão, este aspecto pode significar que os dois planetas estão em conflito ou que se complementam.

O Quintil é um aspecto misto, que diz respeito a dois planetas separados por um ângulo de cerca de 72º, com uma tolerância de 2º. O aspecto é associado com o desejo de mudar as coisas utilizando os seus próprios talentos.

O bi-quintil também é um aspecto misturado, que diz respeito a dois planetas separados por um ângulo de cerca de 144º, com uma tolerância de 2º. A sua influência é similar à dos quintis, mas um pouco mais suave.

A semi-quadratura é um aspecto negativo que diz respeito a dois planetas separados por 45º, com uma tolerância de 2º. Este aspecto parece-se com um quadrado, mas o seu efeito é psicológico, mais do que é concreto, e a sua influência é menos restritiva.

O semi-sextil é um aspecto negative que diz respeito a dois planetas separados por um ângulo de cerca de 30º (em signos adjacentes), com uma tolerância de 2º. O seu efeito é similar ao do sextil, mas menos obtuso.

A sub-quadratura é um aspecto negative relativo a dois planetas separados por 135º, com uma tolerância de 2º. A sub-quadratura é um aspecto combatível que envolve tensão, mas que permite a evolução face a futuro.

Para desenhar um mapa de nascimento preciso é importante ter em conta todos os aspectos. Quer estes sejam maiores ou menores, todos eles necessitam de ser tomados em consideração. Estes aspectos são utilizados para desenhar o mapa do nascimento individual ou estabelecer uma compatibilidade entre dois parceiros.

Tensões no mapa de nascimento não podem ser interpretadas da mesma forma em comparação entre dois mapas. Na comparação entre dois mapas, uma oposição é interpretada como positiva. Normalmente estes se complementam um ao outro.

No entanto, nas previsões, os astrólogos utilizam simplesmente os aspectos principais.

Por vezes, um planeta pode virar-se para uma posição isolada no mapa. Isso é conhecido como um planeta inesperado, que não possui aspectos. Este tipo de situação é pouco usual, mas quando ocorre, deixa a pessoa completamente livre de agir de acordo com os seus instintos na área liderada por este planeta inesperado.
O potencial criado por este tipo de planeta requer um parceiro que receba os meus aspectos no seu planeta. Esta pessoa irá compensar a falta de aspectos transmitindo a sua forte energia.



0 comentário - Os aspectos utilizados na astrologia



Pergunta de segurança :


* Informação obrigatória. Seu e-mail não será exibido e só será utilizado em caso de abuso.





Este site usa cookies para melhorar sua experiência.