As casas

Escrito por Tânia

Imagine que você é o Pequeno Príncipe no seu planeta, o planeta Terra! Você anda às voltas durante 24 horas, movendo-se à volta do Sol com os outros planetas, alternando dia e noite. Por isso, se quiser saber o seu mapa de nascimento, tire uma foto do céu no sítio onde nasceu na mesma altura do dia. O seu local de nascimento é tão importante como o seu aniversário, pois este mapa (ou foto do céu) será diferente se nasceu em Sidney ou se nasceu em Paris.

Esta foto do céu estabelece a posição dos planetas no sistema solar, o Sol e a Lua incluídos, com um pano de fundo celestial esférico com 12 casas pré-determinadas (contornadas por fora), com cada uma a representar uma área da nossa vida diária. Por exemplo, dependendo do mapa do céu no dia em que nasceu, a Lua pode estar na décima segunda casa, o sol na Quarta Casa, etc.

As características de cada planeta estão, então, transcritas nas casas, de modo a desenvolver uma carta de nascimentos mais completa. Nota: Uma casa pode estar vazia de planetas sem nenhum efeito em detrimento. Por outro lado, podem também existir vários planetas na mesma casa.

No final, você estará no centro da Terra e estas casas, influenciadas pelos planetas, vão determinar o seu destino relativamente ao amor, trabalho, família e amigos… Você vai por isso ser capaz de saber mais e ter uma melhor compreensão de si mesmo!

As Casas angulares (as mais importantes – o SER): 1,4,7,10
As Casas sucedentes (casas de aplicação): 2,5,8,11
As Casas Cadentes (casas de compreensão): 3,6,9,12
As Casas de Fofo (ação): 1, 5,9
As Casas de Terra (elementos físicos): 2, 6, 10
As Casas de Ar (relações com os outros): 3, 7, 11
As Casas de Água (existência, emoções): 4,8,12

Se um planeta está numa posição favorável no momento do seu nascimento, diz-se que este ocupa uma posição dominante na sua carta de nascimento.

A Primeira Casa , ascendente, é a mais poderosa do zodíaco (nascer do sol), a casa cardinal que nos diz muito sobre a nossa individualidade, ego e energia, e sobre a trajetória da vida (aventura) que deseja seguir! A casa do Fogo é toda virada para a ação! Corresponde ao primeiro signo astrológico, Áries, um signo que é muito seguro de si mesmo e cheio de espírito! Este sector do zodíaco também está associado com a aparência física e com a essência da personalidade que você mostra aos outros. Está relacionada com o que você irá desenvolver ao longo do tempo, com maturidade.

A Segunda Casa, conhecida com sucedente, diz respeito à aquisição, ao dinheiro, bens, possessões materiais no sentido mais lato. Esta é a casa que representa o que vai ganhar em termos pessoais e em termos financeiros durante a sua vida. Corresponde ao segundo signo astrológico, Touro, o signo do bon vivant!

A Terceira Casa, conhecida como Casa Cadente, é uma casa de Ar, ou seja, da comunicação e do pensamento. Simboliza a comunicação com irmãos, amigos, os que se encontram à sua volta. Também está relacionada com os estudos e viagens. Corresponde ao terceiro signo do zodíaco, Gémeos, o signo da comunicação por excelência.

A Quarta Casa, conhecida como Casa Angular, é uma casa da Água e cardinal e por isso muito poderosa (como a Primeira, Sétima e Décima casas). Diz-nos muito acerca do Imum Coeli ou base do céu, representando o que herdámos em termos de origens, casa e passado. No final do dia, estas são as pedras basilares da nossa vida! Esta casa corresponde ao signo de Câncer, o signo da segurança. Está também relacionada com aquilo a que vamos voltar no final da nossa vida.

A Quinta Casa, sucedente e uma Casa de Fogo, representa as experiências pessoais, lazer e criatividade; tudo está conectado com as atividades dos tempos livres, jogos, infância e arte! Esta Casa corresponde ao brilhante signo de Leão!

A Sexta Casa, cadente e uma casa de Terra, é a casa do dia-a-dia, trabalho, rotina, restrições e saúde, mas também sobre o que pode fazer pela sociedade. Esta casa corresponde ao signo de Virgem, devido às suas capacidades trabalhadoras. Esta também é uma área associada ao seu metabolismo, saúde e condição física em termos de energias da terra.

A Sétima Casa, a poderosa casa de Ar, é o descendente, em posição à Primeira casa, sendo a casa onde o Sol se põe ao final do dia! Representa as conexões com os outros, casamento, contratos, relacionamentos… É através desta Casa que será capaz de ver os outros e entendê-los como eles são, e até levá-los consigo na sua viagem. Corresponde ao signo de Balança, signo de equilíbrio e que se foca particularmente nas ligações mias emocionais! É também o espelho que reflete como aqueles à sua volta o veem e onde consegue ver as suas forças e fraquezas.

A Oitava Casa, sucedente e uma Casa de Água, está em oposição à Segunda Casa. Representa a mudança (podendo esta ser física, como a morte, ou simbólica como o desenvolvimento pessoal). Também simboliza poder, sexualidade e dinheiro de outras fontes. Esta Casa corresponde ao signo apaixonado e misterioso de Escorpião!

A Nona Casa, cadente e uma Casa de Fogo, encontra-se em oposição à Terceira Casa. Esta Casa está relacionada com viagens, liberdade e encontros com o que não é familiar… Representa o abstrato e assuntos relacionados com a religião, direito, filosofia… Corresponde ao signo de Sagitário, um signo ávido por liberdade!

A Décima Casa, angular e uma casa de Terra, é muito importante, conhecida como o Meio Céu! É a Casa que se foca no sucesso, honra, reputação, vida social… conquistas pessoais! Corresponde ao signo de Capricórnio, que é extremamente ambicioso.

A Décima Primeira Casa, sucedente e um Casa de Ar, está em oposição à Quinta Casa. Representa a Casa da amizade, planos, sonhos e esperanças e corresponde ao signo de Aquário, que emana originalidade!

A Décima segunda casa, cadente e uma casa de Água, encontra-se em oposição à Sexta Casa. Esta é a casa mais complexa e simboliza os julgamentos da vida e momentos mais atribulados: doenças, segredos, crises, solidão… Corresponde ao signo de Peixes, um signo muito sensível e solitário. Na astrologia cármica, é estudado de forma muito profunda.



1 comentário - As casas



tieta
Publicado em 13/10/2019 às 16h27
?nica e insubstitu?vel
Pergunta de segurança :


* Informação obrigatória. Seu e-mail não será exibido e só será utilizado em caso de abuso.





Este site usa cookies para melhorar sua experiência.