Conheça o seu descendente!

Escrito por Tânia

Todos conhecem o Ascendente, aquele ponto da eclíptica que cai em um signo, dependendo do lugar e da hora do nascimento (veja o artigo sobre este assunto). Há tabelas e aplicativos para fazer este cálculo e saber de forma confiável onde está seu Ascendente em um determinado mapa. Atenção, entretanto, pois uma domificação (posição dos doze setores nos signos no mapa astral) requer saber de maneira precisa o horário de seu nascimento: a cada 4 minutos, o ponto avança um grau.

O mesmo vale para o Descendente, que é calculado da mesma maneira e cai exatamente no ponto oposto (a 180 graus do Ascendente). Por exemplo, se
seu Ascendente é Áries, o Descendente é Libra,
seu Ascendente é Touro, o Descendente é Escorpião,
seu Ascendente é Gêmeos, o Descendente é Sagitário,
seu Ascendente é Câncer, o Descendente é Capricórnio,
seu Ascendente é Leão, o Descendente é Aquário,
seu Ascendente é Virgem, o Descendente é Peixes,
seu Ascendente é Libra, o Descendente é Áries,
seu Ascendente é Escorpião, o Descendente é Touro,
seu Ascendente é Sagitário, o Descendente é Gêmeos,
seu Ascendente é Capricórnio, o Descendente é Câncer,
seu Ascendente é Aquário, o Descendente é Leão,
seu Ascendente é Peixes, o Descendente é Virgem.
Em outras palavras, existem 12 combinações possíveis.

Mas esta é uma noção menos popular. No entanto, o Descendente é um dos quatro pontos que formam a arquitetura de um mapa, com o Ascendente, o Meio do Céu e o Fundo do Céu. Localizado a oeste do mapa, o Descendente marca a separação entre dia e noite. Sua posição no signo também nos dará muitas indicações muito importantes para tudo relacionado à interpretação do mapa natal.

Por que é interessante conhecer o Descendente?

Como o Ascendente se relaciona com o Eu, o Descendente nos dirá quais são os nossos relacionamentos: para resumir em uma palavra, este ponto simboliza o Outro, com um grande O. Ele não é apenas aquele que está de frente para mim, mas acima de tudo, meu parceiro de coração ou de negócios. Na astrologia tradicional, o Descendente, portanto, representa o cônjuge ou o parceiro. É também, no sentido negativo, o inimigo em potencial, aquele que é o oposto do que somos, nossos valores, nossa identidade. Em suma, o Outro é quem nos completa, para o bem e para o mal.

Para aprofundar a comparação entre uma casa e um sinal, lembre-se de que o Descendente possui pontos em comum com Libra, o sétimo signo do zodíaco, pois marca o ponto da casa 7 (como o Ascendente é a ponta da casa I , compartilhando valores com Áries, o primeiro signo do zodíaco).

Assim, um mapa astral nos diz que nenhum de nós está sozinho na Terra, a observar nosso próprio umbigo. Nossa existência só faz sentido quando construímos relacionamentos, mais ou menos facilmente, e quando ocorrem interações. A posição do Descendente nos dirá mais sobre isso. Vamos então ver mais adiante, signo por signo, o que dão as 12 combinações. Então, a presença de planetas nesta casa também influenciará este comportamento. Poderemos analisar como o nativo se comporta frente ao mundo, o seu jeito de ser em colaboração, o que ele está procurando compartilhar. Astrologicamente, o Descendente também está relacionado à nossa sombra: como projetamos o que nos deixa desconfortáveis, por exemplo, o que não integramos em nosso Ascendente, atribuindo essas características ao Outro. Deixando que ele as incorpore por nós.

O objetivo de conhecer bem o seu Descendente é ser capaz de aprender a viver bem nossos relacionamentos. Para ver quais são nossos pontos fortes e nossas fraquezas em nossos relacionamentos, como ter sucesso ao "dosear" a importância deste eixo, afirmando-nos (graças ao Ascendente) e também dando o lugar merecido ao oposto (graças ao Descendente). Saberemos melhor como assinar contratos, e com quem, mas também como devemos nos engajar em um casamento, o que esperar, já que o Descendente é o lar por excelência.

Se você não sabe qual é o seu descendente astrológico, use nossa ferramenta "Calcule seu descendente" informando sua data de nascimento.






Este site usa cookies para melhorar sua experiência.