Glossário sobre o Tarô

Escrito por Tânia

Arcanos menores


O tarô de Marselha possui 56 arcanos menores, que são divididos em séries da seguinte maneira: as energias são compostas por Ouros, Copas, Paus, Espadas. Os personagens são representados pelo Rei, Rainha, Cavaleiro, Valete e as cartas numeradas de 1 a 10. Em uma tiragem realizada em associação com os arcanos maiores, os arcanos menores permitem completar os dados e refinar a interpretação, fornecendo nuances e precisões.

Arcanos maiores


O tarô de Marselha possui 22 arcanos maiores, que são: O Mago, a Sacerdotisa, a Imperatriz, o Imperador, o Papa, os Enamorados, o Carro, a Justiça, o Eremita, a Roda da Fortuna, a Força, o Enforcado, o Arcano Sem Nome, a Temperança, o Diabo, a Torre, a Estrela, a Lua, o Sol, o Julgamento, o Mundo, o Louco. Todas essas lâminas têm um significado positivo, negativo ou neutro e permitem, durante uma tiragem, fornecer uma resposta ao consultor.

Arte divinatória


É considerada uma arte divinatória
A prática que consiste em predizer o futuro levanto um esclarecimento diferente e uma resposta inédita. Entre as diversas técnicas de divinação, encontramos: a astrologia, a quiromancia, a grafologia, a taromancia, o magnetismo, a cartomancia, a piromancia, a oniromancia, a geomancia, a numerologia, a vidência, a radiestesia, a cleromancia, o I-Ching, a cafeomancia, o pêndulo, as runas, a astragalomancia, a mediunidade.

Cartomancia


Cartomancia é uma arte divinatória bem conhecida que possibilita conhecer o futuro através da interpretação de cartas, cada uma traz um significado, transmite uma mensagem de acordo com a pergunta feita pelo consultor. A cartomancia usa jogos de 32 ou 52 cartas para prever o futuro.

Lâmina (carta) de tarô


Cada lâmina do tarô de Marselha,
que comporta 78 cartas, é cheia de simbolismo através de suas cores, personagens, cenas e um significado que permite esclarecer o consultante a fim de orientá-lo em relação a uma escolha a fazer, um caminho a pegar para apreender melhor seu futuro.

Tarologia


Prática ancestral, a tarologia
é uma ciência: é o estudo do tarô, de sua história, de sua prática divinatória, de seus significados, de sua iconografia. Os jogos de tarôs divinatórios são diversos. Os mais conhecidos são o Tarô de Marselha, o Tarô da Mademoiselle Lenormand, o Tarô Egípcio, o Tarô Cigano, o Tarô Persa.

Tarô dos Anjos


O Tarô dos Anjos
é uma arte divinatória composta por 78 lâminas. Esse oráculo vinculado ao místico da Cabala permite que, graças ao simbolismo dos anjos da guarda, se conheça mais sobre o futuro e mostre o caminho a seguir. Os anjos são mensageiros para guiar a vida cotidiana, fornecer conselhos valiosos e desvendar o futuro próximo.

Tarô de Marselha


O Tarô de Marselha, composto por 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores, é o tarô mais célebre e o preferido dos adeptos das artes divinatórias. As cartas do Tarô de Marselha são muito ricas de símbolos esotéricos, de cores, personagens e cenas. Há diferentes tiragens, mais ou menos complexas. A mais utilizada é a tiragem em cruz.

Tarô da Mlle Lenormand


Criado pela Mademoiselle Lenormand, uma famosa adivinha, este tarô é um jogo de adivinhação original composto por 54 cartas divididas em 5 partes: as cartas do Velocino de Ouro, as cartas da Guerra de Tróia, da Grande Obra, dos Acontecimentos Inesperados e da Ordem do Tempo. O Tarô da Mademoiselle Lenormand fornece previsões simples e lúdicas.

Tarô divinatório


O tarô é uma arte divinatória que usa um jogo de cartas que pode ter até 78 lâminas. A pergunta pode se referir ao amor, à família ou ao plano profissional, o tarô traz respostas precisas. O mais conhecido é o tarô de Marselha, mas existem várias abordagens para o tarô divinatório, como o Tarô de Belline, o Tarô da Mademoiselle Lenormand, o Tarô Egípcio, o Tarô Cigano, o Tarô Persa...

Tarô Egípcio


Pilar da tarologia, o tarô egípcio usa a astrologia e a numerologia para estabelecer suas predições. Este jogo de tarô é composto por 22 cartas: 7 cartas positivas, 7 cartas negativas, 7 cartas neutras e 3 cartas que evocam o destino. Esta ancestral arte divinatória permite responder a perguntas de qualquer domínio. Para isso, basta ler os hieróglifos que indicam qual direção tomar.

Tarô Persa de Madame Indira


Criado pela famosa médium indiana Madame Indira, o tarô Persa é composto por 55 cartas ricas em símbolos e iconografias orientais. A tiragem é geralmente realizada em cruz celta ou com três cartas dispostas uma ao lado da outra. Sua interpretação é simples e acessível a todos. Graças a este jogo divinatório com desenhos coloridos e alegres, o consultante pode obter respostas precisas sobre seu futuro sentimental, profissional ou familiar.

Tarô Cigano


Composto por 36 cartas ciganas, o tarô Cigano data do século XIV e foi utilizado pelos cartomantes. Como o tarô tradicional, essa arte divinatória torna possível conhecer seu futuro próximo. Além do tarô cigano (tarô dos romanichéis), existe o tarô Manouche, composto por 22 cartas, e o tarô gitano, que consiste em 78 cartas. Esses dois últimos são variantes mais ou menos aprimoradas do primeiro.

Tiragem em cruz


A tiragem em Cruz oferece excelentes resultados. Qualquer que seja o domínio, ele é usado para obter uma resposta precisa e imediata. Para descobrir o que as lâminas revelam do seu futuro, esta simples tiragem de 4 cartas entre os 22 arcanos principais do tarô pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer momento.

Tiragem em Ferradura


A tiragem em Ferradura permite obter uma resposta ou um conselho sobre uma situação que você está enfrentando. Ela fornece orientações sobre os obstáculos a serem evitados e esclarece o caminho a seguir. Esta tiragem completa consiste em escolher alternadamente 4 arcanos maiores e 3 arcanos menores entre as 78 cartas do jogo de tarô.

Tiragem em Zodíaco


A Tiragem em Zodíaco também é chamada de Tarô Real ou Grande Tiragem. Ela se inspira no simbolismo e no significado das casas do zodíaco. Esta tiragem oferece uma visão do ano seguinte. A tiragem geralmente é feita no dia de ano novo ou no seu aniversário. Esta tiragem consiste em tirar 12 arcanos menores relacionados às 12 casas do Zodíaco, aos quais são adicionados 4 arcanos principais e 1 arcano de síntese. Ela fornece respostas sobre todas as áreas da vida.

Tiragem em Estrela


A Tiragem em Estrela também é chamada de Tiragem do Amor e permite esclarecimento sobre a evolução de seu relacionamento ou de seu futuro amoroso, fazer um balanço de sua vida sentimental oferecendo a atmosfera da semana seguinte. Esta tiragem consiste em tirar 7 arcanos maiores do tarô para representar os 7 dias da semana.

I O Mago (ou o Mágico)


A primeira carta do tarô de Marselha, o Mago, é representada pela imagem de um homem com uma varinha, um óbolo, um cálice e uma faca. O Mago restaura a autoconfiança e ajuda a enfrentar dificuldades. Ele fornece a energia e as capacidades para atingir os objetivos. A vida profissional está em primeiro plano e a criatividade é favorecida em todas as áreas.

II. A Sacerdotisa (ou Alta Sacerdotisa)


A segunda carta do tarô de Marselha, a Sacerdotisa, é representada pela imagem de uma mulher sentada, com um livro aberto. Ela diz que você precisa de um momento para pensar e ouvir sua intuição antes de tomar qualquer decisão. Traz sabedoria e ajuda a restaurar o equilíbrio. Promove reflexão, prudência, serenidade.

III. A Imperatriz


A terceira carta do tarô de Marselha, a Imperatriz, é representada pela imagem de uma mulher sentada. Ela segura um cetro e um escudo na mão. A Imperatriz traz carisma, reflexão, criatividade e boa comunicação. Na vida social, induz um bom entendimento. Profissionalmente, bons resultados são alcançados através da perseverança.

IV. O Imperador


A quarta carta do tarô de Marselha, o Imperador, é representada por um homem que detém o poder. O Imperador induz uma atmosfera construtiva e benevolente. Promove solidez, incentiva a estabilidade, apoia a razão e a vontade. O clima é construtivo e todos procuram assumir suas responsabilidades. As iniciativas são felizes, os negócios são concretos e vão bem.

V. O Papa (ou o Hierofante)


A quinta carta do tarô de Marselha, o Papa, é representada por um homem maduro, segurando um objeto sagrado na mão. O Papa induz relações serenas, o apoio de pessoas bem colocadas e incentiva a sabedoria, a clarividência. Dá significado aos acontecimentos. Na vida amorosa, os sentimentos são fortes e poderosos. É também um sinal de sorte.

VI. Os Enamorados (ou Os Namorados)


A sexta carta do tarô de Marselha, os Enamorados, é representada por três pessoas com um anjo acima de suas cabeças. A carta dos Enamorados anuncia uma escolha a fazer em questões sentimentais, um compromisso a assumir. Esta carta pode evocar um encontro romântico, mas também a liberdade de fazer aquilo que amamos.

VII. O Carro


A sétima carta do tarô de Marselha, o Carro, é representada por um guerreiro empurrado em sua carruagem por dois cavalos. O Carro simboliza avanço. Oferece forte apoio e a capacidade de satisfazer os desejos no plano privado, profissional ou material. Ele anuncia uma vitória, um sucesso profissional, um reconhecimento público, um sucesso no amor...

VIII. A Justiça


A oitava carta do tarô de Marselha, a Justiça, é representada pelo equilíbrio da justiça para designar que os prós e os contras são pesados antes da ação. A Justiça recompensa a disciplina, a seriedade e as responsabilidades. Ele penaliza a frivolidade, a mentira e a fraqueza. No plano afetivo, é a concretização de um amor. No trabalho, é o sucesso com respeito aos procedimentos.

IX. O Eremita


A nona carta do tarô de Marselha, o Eremita, é representada por um velho barbudo segurando um lampião na mão direita para iluminar seu caminho. O Eremita incentiva a sabedoria, a introspecção e o aprofundamento de todas as coisas. Para evoluir no caminho certo, esta carta recomenda permanecer independente e agir sozinho. Na vida amorosa, o Eremita induz sentimentos sinceros em um relacionamento duradouro.

X. A Roda da Fortuna


A décima carta do tarô de Marselha, a Roda da Fortuna, é representada por uma roda na qual estão um cachorro, um macaco e uma esfinge. A Roda da Fortuna indica uma mudança no destino. Ela anuncia que as preocupações desaparecem, que as coisas evoluem e se tornam lógicas. Chegou a hora de aproveitar as oportunidades e desfrutar do momento presente!

XI. A Força


A décima-primeira carta do tarô de Marselha, a Força, é representada pela imagem de uma mulher domando um leão. A Força induz autocontrole, discernimento e coragem. No amor, os sentimentos estão sob controle. No plano profissional, as decisões são ponderadas e firmes. É preciso ser persuasivo e determinado a superar quaisquer obstáculos. A coragem e a vontade valerão a pena.

XII. O Enforcado


A décima-segunda carta do tarô de Marselha, o Enforcado, é representada pela imagem de um homem enforcado, de cabeça para baixo com apenas um pé amarrado por um nó. O Enforcado indica que chegou a hora de se preparar para novas experiências, mas é necessário ser cauteloso e atencioso antes de iniciar qualquer ação.

XIII. O Arcano sem Nome - « A Morte »


A décima-terceira carta do tarô de Marselha, o Arcano sem Nome, é representada pela imagem de um esqueleto segurando uma ceifeira. O Arcano sem Nome é a carta da renovação. Essa lâmina induz uma mudança inesperada, uma renovação. Esta carta pode anunciar uma nova situação sentimental, um novo emprego, novos projetos de vida.

XIV. Temperança


A décima-quarta carta do tarô de Marselha, a Temperança, é representada por um anjo que segura um copo e derrama um líquido nele. A Temperança traz boa comunicação, além de autoconfiança e determinação suficientes para avançar. No plano da saúde, é um sinal de força, bem-estar e vitalidade.

XV. O Diabo


A décima-quinta carta do tarô de Marselha é representada por um Diabo que está em pé em um trono de ouro. O Diabo induz uma dependência afetiva, desilusões, uma falta de energia e alerta sobre todo tipo de excesso. Esta carta convida a demonstrar discernimento e a seguir um caminho mais realista.

XVI. A Torre (ou a Casa de Deus)


A décima-sexta carta do tarô de Marselha, a Torre, é representada por uma torre cujo topo está quebrado, um pássaro voa no céu e um homem cai no vazio. A Torre incentiva a cautela em todas as áreas. É preciso refletir para fazer suas escolhas, ser prudente no plano financeiro e desconfiar de certas pessoas.

XVII. A Estrela


A décima-sétima carta do tarô de Marselha, a Estrela, é representada por uma mulher nua, ajoelhada à beira de um rio. O céu é iluminado por estrelas amarelas e azuis. A Estrela ajuda a aliviar as tensões, a aumentar a simpatia e a se sentir completamente realizado. Com esta lâmina, belas satisfações nos planos social, material e profissional são esperadas!

XVIII. A Lua


A décima-oitava carta do tarô de Marselha, a Lua, é representada por duas casas, dois cães, um lago no meio do qual se encontra um enorme crustáceo. Acima dessa decoração, a Lua lança "lágrimas" coloridas. A Lua é uma fonte de sensibilidade, irrealismo e ilusões. Qualquer que seja o plano, ela convida a redobrar a cautela e a lucidez para não embarcar em projetos fantasiosos.

XIX. O Sol


A décima-nona carta do tarô de Marselha, o Sol é personificado na carta, ele tem olhos, nariz e boca. Esta é uma das melhores cartas de tarô, pois incentiva o sucesso, o amor verdadeiro e a realização. Na vida sentimental, ela induz sentimentos nobres, sinceros e uma felicidade duradoura. No plano profissional, os projetos são construtivos e o sucesso está presente.

XX. O Julgamento


A vigésima carta do tarô de Marselha, o Julgamento, é representada por um anjo que olha para três personagens terrenos enquanto oram. O Julgamento anuncia trocas construtivas, momentos inesperados e agradáveis, estabilidade nos negócios. As trocas com o entorno são intensas, os projetos são viáveis, surpresas agradáveis estão relacionadas à justiça ou aos meios de comunicação.

XXI. O Mundo


A vigésima-primeira carta do tarô de Marselha extremamente positiva, o Mundo, é representada por uma mulher nua cercada pelos quatro elementos na fonte da vida. O Mundo é um sinal de desenvolvimento, realização e reconhecimento. Representa o caminho da libertação, o resultado dos acontecimentos, o reconhecimento e as recompensas advindas do trabalho árduo. Felicidade afetiva, trocas produtivas e satisfação estão presentes!

XXII. O Louco


A vigésima-segunda carta do tarô de Marselha, o Louco, também chamada de “Bobo da Corte”, é representada por um peregrino que está a caminho e parte em busca de alguma coisa. O Louco anuncia que novas oportunidades surgem e que você está no melhor caminho. Entusiasmo, iniciativas, viagens e novos projetos estão na agenda. A atmosfera é dinâmica, original, criativa.




Este site usa cookies para melhorar sua experiência.